O é uma excelente ferramenta na busca de soluções de problemas de forma inovadora.
O Design Thinking é, em essência, uma metodologia criativa e inovadora, que busca aprofundar ações que ajudam a encontrar novas perspectivas que se aplicam estrategicamente a soluções de problemas.
Esse método que permite criar ou manter negócios em um ciclo de constante evolução, inicialmente estava relacionado apenas ao desenvolvimento de produtos, mas evoluiu e se tornou uma excelente ferramenta que promove a inovação, seja na promoção e desenvolvimento de modelos de negócios, produtos ou serviços.
Esta metodologia é ideal para questionar formas tradicionais de se pensar do design comum e absorver novas oportunidades, abordando soluções completamente inéditas, através de métodos e ferramentas práticas para visualização, como rascunhos e moldes.
O principal objetivo do Design Thinking é ir além dos estereótipos comuns e das formas tradicionais de solucionar um problema, a ordem é “pensar fora da caixa”, valorizando a imaginação e buscando sempre um olhar diferenciado.
O surgimento do Design Thinking
O conceito de Desing Thinking surgiu no início da década de 70, através de obras como “Experiences in Visual Thinking”, de Robert McKim e “The Science of the Artificial”, de Herbert A. Simon.
No entanto, foi a IDEO, conceituada empresa de consultoria de inovação e design, localizada na Califórnia, Estados Unidos, que expandiu a prática da metodologia, dentro da sua organização.
O sucesso foi tão grande, que o fundador David M. Kelley, e o CEO da empresa, Tim Brown, acabaram compartilhando para o mundo, o método em que a organização utilizava para resolver os problemas de clientes de maneira criativa, firmando a IDEO como uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Desde então, o modelo do Design Thinking vem sendo utilizado por grandes empresas líderes no mundo, para desenvolver inovações e buscar soluções inteligentes, entre elas; a Airbnb, Apple, Google, Microsoft, Netflix, Sony e Uber.
Como o Design Thinking pode ser aplicado em uma empresa?
O Design Thinking pode ser aplicado em uma empresa por meio de 5 etapas: Empatia, Definição, Idealizar, Prototipar e Testar.
É necessário ter em mente que as cinco etapas não precisam ser seguidas exatamente em uma ordem sequencial ou hierárquica, podendo avançar ou refazer qualquer etapa quando necessário, pulando até mesmo estágios não consecutivos.
Etapa 1- Empatia: Coloque- se no lugar do cliente e entenda suas necessidades
A empatia é a capacidade de se envolver nas histórias dos clientes, entendendo seus anseios, desejos e necessidades. Essa é a principal qualidade do Design Thinking, já que é a empatia que permite que a empresa se distancie das suposições e foque na realidade dos problemas.
Um designer de verdade é sempre um empático. Ele está sempre procurando uma solução que seja mais consistente possível com a realidade do cliente.
Etapa 2- Definição: Defina a fonte do problema
Nesta etapa, é necessário organizar as informações obtidas por meio da empatia, analisar suas observações e destacar os principais problemas do cliente. O objetivo é formular uma pergunta para a qual você irá procurar uma resposta na próxima etapa.
A definição do problema certo é a única forma de obter a melhor solução. A regra é identificar problemas cujas soluções serão fundamentais para obter um resultado inovador.
Definir um problema é como receber um diagnóstico de uma doença, uma vez que o médico realmente compreenda os sintomas, ele pode prescrever o remédio adequado para o paciente.
Etapa 3- Idealizar: Concentre-se em possíveis soluções
A etapa de idealização buscar originar infinitas possibilidades. Nesta fase, as atividades favorecem o pensamento expansivo e eliminam os juízos de valor. Às vezes, as ideias que mais parecem bizarras, são aquelas que geram soluções visionárias.
A questão não é separar excelentes ideias das ruins ou mesmo encontrar uma solução “perfeita”, e sim criar o maior número possível de possibilidades. É basicamente um “brainstorming”, a atividade essencial do Design Thinking.
Etapa 4- Prototipar: Experimente uma variedade de soluções
Na etapa de prototipagem, retornamos à realidade das ideias. O desenvolvimento de protótipos torna as ideias concretas e auxilia na visualização das possíveis soluções, destacando elementos que devem ser aprimorados antes de alcançar o resultado final.
O processo de criação de um protótipo ajuda a esclarecer ainda mais o problema e obter novas soluções não cogitadas anteriormente. Na preparação para a etapa final de testes, o ideal é que os protótipos sejam revisados ou testados pelos clientes, no intuito de obter o feedback.
Etapa 5- Testar: Encontre a melhor solução para o seu público
A última etapa pretende testar o projeto, refinando as soluções propostas através do feedback dos clientes. O teste é a melhor maneira de saber se o projeto e as ideias são viáveis.
Esta etapa é crucial, pois auxilia na identificação de falhas que podem serem resolvidas, melhorias ou possíveis deficiências. Esta etapa também visa abordar potenciais investidores e parceiros, no intuito de verificar se a o projeto é compreendido, convence e tem coerência.
Pode acontecer que nenhuma das soluções oferecidas pela empresa agrade o cliente, então será necessário criar outras soluções, prototipar e testar novamente.
Durante esta fase, a regra é evoluir a ideia até alcançar a solução almejada. E assim, é estabelecido um ciclo de evolução constante da empresa.
Conclusão:
O Design Thinking possui um grande potencial de transformação, pois auxilia no processo de questionamento. Precisamente por esse motivo, é extremamente útil abordar problemas que são mal definidos ou são desconhecidos.
Uma das grandes vantagens do Design Thinking, é que essa metodologia pode ser utilizada com eficácia em qualquer setor, não apenas na área do design e da tecnologia.
É por isso que esta metodologia de pensamento é aplicada na assistência médica, empresas, organizações sem fins lucrativos, governo e nos serviços financeiros. Qualquer campo é potencialmente viável para esse tipo de inovação.
O Design Thinking é sem dúvidas uma metodologia poderosa que permite a compreensão dos problemas enfrentados pelos clientes, buscando uma solução inovadora e melhor adaptada.
No entanto, embora esta metodologia ofereça inúmeros benefícios, como a melhora da criatividade e das relações com clientes e funcionários, uma equipe criativa e um bom designer tradicional, permanecem essenciais na criação de uma inovação revolucionária em uma empresa.