Criar algo ou ter aquela ideia inovadora é um prazer ou sofrimento para você? Toda vez que você tem um desafio e para isso precisa arrumar aquela ideia inovadora você sofre com o bloqueio criativo? O famoso branco total, inspiração zero?
Pois é, até agora só tivemos perguntas e nenhuma resposta, a questão é que a danada da tal criatividade muitas vezes é vista como um bicho arredio de quem, quando mais precisamos para mais longe ela parece correr.
O bloqueio criativo é apenas um reflexo do seu estado emocional, ele pode ter relação direta com problemas como ansiedade, falta de motivação ou nossa conhecida procrastinação ou ainda um excesso de autocrítica.
É importante refletir sobre como você está se sentindo no momento em que você precisa criar ou desenvolver uma ideia.
Então pare a leitura agora mesmo e olhe para dentro se si por alguns minutos. Como você está se sentindo? Existe algo que esteja te preocupando?
Além disso, você pode estar alimentando pensamentos não tão bacanas, repetindo para você mesmo que não é uma pessoa criativa e por isso você considera que ter ideias é uma tarefa nada fácil.
Outros sentimentos que podem estar bloqueando seu potencial criativo é o medo de não ser bom o bastante para desenvolver uma ideia. A busca pelo perfeccionismo é a armadilha de pensar que ideias já nascem prontas sem precisar de ajustes ou testes, logo da primeira vez de se colocar em prática.
Analisar os sentimentos descritos até aqui podem te ajudar para acabar com o temido bloqueio criativo ou, para os mais íntimos, o famoso branco. Porém, nada como algumas dicas práticas e simples para te deixar mais inspirado naqueles dias não tão bacanas:
Preencher os momentos de branco com muitas cores para te inspirar
Aproveite esses momentos em que não se sinta bem para retomar a leitura de um livro, ler autores inspiradores, um ótimo filme ou aquele documentário em sua lista. Nada melhor que estimular nossas referências para alimentar nosso capital humano e criativo.
Pare e faça qualquer outra coisa
Se você está desenvolvendo algo e não tá “rendendo” interrompa e vá para um parque, coma algo, leve seu cachorro para passear ou seja lá o que você queira fazer. Simplesmente mude de atividade, pode até fazer aquela atividade operacional para dar um tempo para o cérebro e um gás para as ideias fluírem novamente.
Coloque seu celular no modo avião
Receber vários Pushes de notificação em meio ao processo criativo além de te distrair com coisas que não são urgentes acabam com sua produtividade e diminuem muito sua performance. Isso vale para os passeios infinitos em sua timeline e as infinitas abas abertas de seu navegador.
Espero ter te ajudado com essas dicas de como vencer o bloqueio criativo e se você usa outras técnicas pode dividir comigo também porque eu adoro co-criar.
Se você está precisando de uma ajuda para se (re)conectar com sua criatividade conheça a Jornada Como Ser Criativo e vem comigo!
1 comentário. Deixe novo
Cara, adorei!