Ter ideias criativas é essencial para quem busca colocar algo em prática ou desenvolver um projeto. Aprenda como estimular sua geração com algumas dicas que formam uma técnica excelente.
É muito inspirador quando vemos alguém que, com uma simples ideia, conseguiu obter o sucesso em sua ação. Isso pode nos fazer pensar que fazer o mesmo é apenas para quem larga tudo e foca só em criar pensamentos que deem resultado. Mas você sabia que mudando alguns hábitos e estimulando alguns comportamentos você pode produzir boas ideias criativas? Se nenhuma ferramenta ou focar não adiantou para você, está na hora de tentar o mais simples.
Para começar, vamos à parte onde a ideia precisa ser formada. Uma boa dica é observar mais o que acontece ao seu redor. Não se limite a começar com uma ideia que pode mudar o mundo, e sim que pode mudar seu bairro, por exemplo. É só observando que teremos noção do que pode ser criado. Imagine morar perto de um ponto de ônibus que não tenha o horário das conduções em sua volta. Talvez criar um aplicativo ou um cartaz com todos os horários seja bastante útil e possa trazer bons frutos no futuro. Como você pode ver, não é necessário se trancar dentro de um quarto silencioso para ter uma ideia criativa, basta ficar atento no seu próprio universo.
Depois de ter a ideia, é necessário anotá-la, não é mesmo? Imagine não lembrar de algo que poderia mudar sua vida, seria terrível. Por isso, ande sempre equipado com algum bloquinho ou caderno de fácil transporte. Não tenha medo de usar essa ferramenta: anote tudo! Ideias vem e vão. Se não tivermos como guardá-las, logo esquecemos e tudo fica perdido.
Chegamos na parte mais importante: a seleção. Ter ideias criativas não engloba apenas o momento quando a ideia acontece, mas também o início do seu planejamento. Depois de pensar e anotar, devemos descartar a maioria do que foi anotado. Mas qual o sentido disso? Evitar perder tempo com coisas que não irão para frente. Priorizar as ideias mais criativas é de extrema importância para que o sucesso seja mais certeiro. Com isso em mente, busque o que é mais inovador, que mais impacta e que tenha alguma chance de dar certo.
Usando essa técnica de etapas simples e infalíveis, você irá se surpreender com os bons resultados que podem surgir.
Mas se mesmo assim você está encontrando dificuldades em desenvolver sua criatividade, aceito o desafio e embarque na Jornada Como Ser Criativo em 30 dias. Lá você será desafiado a desenvolver sua criatividade por meio do autoconhecimento.