Acredito que você já tenha descoberto que possui um perfil criativo e esteja se dedicando a explorá-lo ao máximo. Com certeza não tem sido um caminho fácil, não é mesmo?
Nem todos conseguem entender a sua necessidade de se expressar de uma maneira criativa e, às vezes, isto pode resultar em vários embates externos e, principalmente internos: será que estou indo pelo caminho certo? Será que aquela pessoa tem razão em me dizer que preciso seguir por um caminho mais tradicional? Estou procrastinando, porém não consigo desenvolver uma solução satisfatória. O que posso fazer para melhorar o meu rendimento?
Entretanto, ser criativo não é apenas uma ideia abstrata, trata-se de um conjunto de elementos que criam uma visão diferente da que todos já estão acostumados, seja ela em que campo do conhecimento estiver.
É um erro pensar que a criatividade se limita apenas a pintores, músicos, atores ou designer. Ela está na necessidade de reinventar a capacidade de lidar com as situações diversas que a vida apresenta, olhando para novas possibilidades, criando-as e levando outros a pensarem por esse caminho.
Portanto, a criatividade está em líderes, em programadores, em professores, advogados etc. Ela está em todo lugar. Está em você!
Criatividade e produtividade
Sabe aquela situação, que parece não ter solução e há urgência em ser resolvida? Muitas vezes, os caminhos já explorados não darão conta de resolver um caso desses. Nessas horas, conseguir pensar em outros caminhos, usando a criatividade como aliada pode auxiliar não apenas você, mas uma área inteira.
É possível que essa solução seja uma ótima maneira de ajudar naquele contexto específico. Também pode ser uma nova estratégia a ser utilizada daqui para a frente.
Ter concentração e pensar em novas saídas possíveis, além de executar a solução delas são essenciais no nosso mundo cheio de mudanças e possibilidades.
A sua criatividade vai estar ligada à sua produtividade. E produtividade não se mede apenas pelo número de horas de trabalho, mas também pela qualidade dele.
Porém, para isto é preciso observar os seus hábitos que prejudicam a sua produtividade e estar consciente da necessidade de mudá-los. Mas como é possível você lidar com tantas coisas a mudar?
Dicas para aumentar a produtividade dos criativos
Está se perguntando em como conseguir organizar o turbilhão de ideias que vêm à mente e sair dessa página em branco? Em como parar de adiar aquele trabalho que não parece tão interessante? No que é possível fazer para ter mais foco? A dica de ouro é: não basta ser criativo, é preciso ser organizado.
Muitas vezes, conversar e aliviar a tensão ajuda a clarear as ideias, mas você não vai aumentar a sua produtividade se estiver sempre cercado de uma enorme falta de organização. E existem muitos outros fatores que podem influenciar neste processo: cansaço, maus hábitos, falta de disposição, ambientes muito escuros, problemas pessoais, conflitos no ambiente de trabalho etc.
É possível mudar e ser mais produtivo, mas é preciso estar consciente e ter o desejo de mudar um pouco por vez. Cada passo vai levar você para mais perto do seu objetivo: se tornar uma pessoa mais criativa e produtiva, que consegue aproveitar mais satisfatoriamente o seu tempo e ser mais feliz.
- Cultive a felicidade
Mude hábitos que não são bons para o seu dia a dia. Troque alguns minutos de discussões por um chá, por exemplo.
Já parou para se perguntar em qual horário você é mais produtivo, o que faz você dispersar com facilidade, o que te motiva a realizar tarefas? Você pode descobrir respostas que irão ajudar muito a tornar o seu dia mais leve e feliz.
- Faça pausas
Muitas pesquisas indicam que ver fotos ou ter coisas fofas por perto ajudam a aumentar a produtividade. Claro que você não vai passar horas do seu dia apenas caçando vídeos fofos de patos fazendo coisas engraçadinhas. Entretanto, estes cinco minutos de atividades divertidas podem mudar completamente o seu dia.
- Escute música
Não precisa ser música clássica ou de ambiente, mas se dê esse presente: ouvir músicas que gosta pode inspirar você a ter um dia muito melhor.
- Mente sã em corpo são
Faça exercícios ou atividades esportivas. O seu corpo agradecerá o esforço devolvendo para você disposição e noites com maior qualidade no seu sono.
- Perca o interesse em ser multitarefas
Estudos apontam que o cérebro não consegue manter um bom nível de concentração quando se tenta fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Tente se concentrar em uma tarefa de cada vez, sempre que possível.
- Alimentação
Não é de hoje que se fala em ter uma alimentação saudável. Mas não basta apenas comer alimentos menos calóricos ou com mais fibras. É preciso comer em intervalos regulares, entender o seu metabolismo e dar ao seu organismo o que ele precisa para funcionar harmonicamente. Procure um médico que possa ajudar neste aspecto.
E não esqueça de beber água várias vezes ao dia.
- Expectativas
Uma das dicas mais importantes deste texto: saiba conversar e alinhar expectativas no trabalho, na família, nos estudos etc.
Principalmente, estabeleça metas e expectativas mais realistas. Não deixe seus sonhos de lado, mas não se frustre tentando resolver problemas que não estão ao seu alcance em um determinado momento.
Também não busque alcançar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas de sempre. Respeite seu ritmo, sua história e coloque sua felicidade e saúde em primeiro lugar!
- Faça lista de tarefas
Assim você não vai esquecer nada que realmente seja importante a ser feito. Veja se são reuniões, projetos, tarefas pequenas ou médias, qual a complexidade delas. Estruture o seu dia.
Não esqueça de organizar as coisas para o dia seguinte, revendo se conseguiu terminar todas as tarefas do dia e quais precisam de mais prazo.
- Aprenda a priorizar
As tarefas urgentes e importantes precisam vir primeiro na sua lista de coisas a serem feitas. Logo depois virão as outras. Não inverta a ordem.
- Saiba delegar
Depois de aprender a priorizar, você vai perceber que há tarefas que podem ser delegadas. Não tenha receio de delegar, pois será mais fácil ser mais produtivo concentrando os esforços naquilo que é realmente importante. Se é possível, delegue.
Conseguiu perceber o quanto fazer pausas, traçar metas e estratégias é importante para que você desenvolva melhor o seu potencial criativo e assim aumente a sua produtividade. Serão horas e horas de procrastinação e sensação de não conseguir encontrar uma solução que sairão da sua rotina. Vamos ser mais criativos a partir de hoje?