Estimular nas pessoas a comunicação autêntica e criativa, para que cada um deixe aflorar o que verdadeiramente é e sente. Este foi o objetivo do Workshop Comunicação Autêntica e Criativa ministrado pelo facilitador criativo e fundador da Esquece A Caixa, Ariel Luiz Tomazini. Durante uma noite, pessoas de várias profissões e com os mais variados sonhos puderem expressar sentimentos, necessidades e aprender como aprimorar a criatividade na vida pessoal e na carreira.
No workshop, os participantes receberam orientações sobre as ferramentas que podem ser usadas para aprimorar a comunicação e permitir que expressem com lucidez e leveza suas emoções e opiniões. Além disso, o palestrante reforçou a necessidade da escuta ativa, auto empatia, criatividade e comunicação autêntica.
“Hoje em dia é mais importante sabermos, de fato, qual é nossa voz. Recebemos tantas informações pelos mais diversos meios que, muitas vezes, não conseguimos ouvir o que queremos dizer e se expressar de forma autêntica, mostrando nossa verdade”, analisa Ariel. Segundo ele, diante de tantas opções e redes sociais, as pessoas ainda têm dificuldade de se expressar e, geralmente, não usam todos os recursos a próprio favor.
Na ocasião, Ariel falou ainda sobre comunicação não violenta que, conforme ele, é uma técnica usada em momentos de agitação, em negociações e em regiões que convivem com conflitos reais. “Esta comunicação nos ensina em como falar com o outro de forma empática, ou seja, entendendo as minhas necessidades e as do outro sem violentar um ao outro”, explica o coaching.
Durante sua exposição, Ariel reforçou nos participantes a necessidade de se praticar a empatia. Para ele, a empatia é o estado natural do ser humano. “Vivemos em comunidade e, de forma natural, somos empáticos. Se não estamos sendo empáticos, algo está errado. Hoje, a grande questão é como nós expressamos essa empatia em um mundo de tantos ruídos na comunicação”, reflete Ariel.
O palestrante explica ainda que a empatia não é se anular, não é sempre concordar com o outro, mas sim entender o ponto de vista do outro. “Eu dissemino a auto empatia e tento despertar nas pessoas a quebra das barreiras individuais para que possam perseguir seus sonhos de forma autêntica”, observa Ariel.
Em um workshop cheio de atualidades, em que os participantes sentaram em círculo para trocar ideias, não poderia faltar a criatividade. Carro-chefe do portal Esquece a Caixa, a criatividade, também foi discutida com os participantes. Para o palestrante, criatividade é um jeito singular de ver o mundo, combinando todas as referências para fazer surgir um olhar original.
“Nós só somos felizes quando usamos todo nosso capital humano e criativo para se expressar pelo mundo. A Esquece a Caixa é um grande guarda-chuva, um ambiente em que eu junto tudo isso e permito que as pessoas compartilhem comigo suas vidas, suas formas de pensar e sentir. Eu busco novos olhares e alternativas de mostrar como a criatividade pode impulsioná-las. Criatividade não é para empregabilidade e sim para a felicidade. O que eu quero, de fato, é que as pessoas sejam felizes”, finaliza, emocionado, o coahing Ariel.
Como você vai para a vida?
Os participantes saíram empolgados do workshop e com mais esclarecimentos sobre criatividade e comunicação autêntica. Perguntados sobre como vão para a vida, muitos deram depoimentos emocionantes e expressaram seus sentimentos sem medos. “Vou para a vida com mais coragem. Vou me permitir,” disse Carline Maria Franco.
Adriana Castro, analista de Go to Market, ressaltou que vai para a vida com mais firmeza. “Todos os assuntos abordados vieram ao encontro do que estou buscando, sem, com isso, perder a cultura de aproximação das pessoas. Quero buscar meu ponto de equilíbrio”, falou Adriana.
Para Saymon Grauppe, cinegrafista, as ferramentas apresentadas o ajudaram a se colocar no lugar do outro e a não julgar. O supervisor de vendas Adriano Lucas Pereira disse sentir-se “aliviado ao perceber que todos somos criativos”.
Camila Francielle dos Santos Vicentini, gestora de endomarketing, que chegou ansiosa ao workshop, ressaltou sentir-se confiante para novos passos. “Tive um aprendizado maior e saio deste momento mais inspirada”, expressou.
Quer saber mais?
Compartilhe conhecimentos sobre criatividade, comunicação não violenta, autoempatia e autenticidade pelos canais da Esquece a Caixa no Instagram, YouTube, Facebook e Linkedin. Veja mais artigos a respeito em nosso blog e acompanhe novidades no site.
O próximo Workshop vai acontecer na cidade de Joinville, acesse e faça sua inscrição.
Quer saber mais ainda? Acesse a Jornada Como Ser Criativo em 30 dias. Não perca essa oportunidade e vá para a vida com mais criatividade!
Matéria desenvolvida por:
Michele Prada
Conrerp RS/SC 2510