Ter ideias originais e criativas é resultado do tudo que você tem aí dentro dessa cabeça, mesmo que ainda duvide de sua capacidade criativa, e que sua mente usa para continuar fazendo diferentes conexões (e aconteça o momento Eureka!). Escrito assim parece tarefa fácil e simples…só que não.
Para estimular sua mente a fazer essas associações e a magia acontecer precisamos estimular nossas referências, constantemente. Sim. Tudo aquilo que você já ouviu, leu, viu, conversou ou testou em algum momento da sua vida faz parte de suas referências.
Agora se você torceu o nariz com aqueles olhos que dizem “mas eu nem curto ler e nem ver filmes”, não se engane… Quando falamos tudo é tudo mesmo!
Lembra daquele final de semana? Então…até um café com os colegas de trabalho pode trazer à tona uma ideia. Assim, fique com suas antenas ligadas que a oportunidade de ser mais criativo pode surgir em um momento inesperado e descontraído. Mas claro que isso não é desculpa para que você seja desleixado com sua criatividade, né…
Rotina, apesar de importante em nossas vidas, pode ser um limitador de referências e ideias criativas. Você tem que literalmente variar suas fontes de conhecimentos. Algumas mudanças naquilo que você faz rotineiramente podem aumentar seu repertório e desenvolver sua criatividade.
Aqui vão algumas dicas de ações que podem aumentar seu repertório referencial:
Falar com pessoas diferentes
Consumir conteúdos diferentes de sua área de atuação
Jogar videogames
Acessar sites inusitados
Trocar o relógio de braço
Essas e várias outras pequenas ações podem te ajudar a ter insights diferentes do seu normal.
E lembre-se: todos somos criativos.