Apesar de muitas empresas inovadoras como o Google serem fonte de inspiração para empresas mais jovens, ainda existem muitas pessoas submetidas ao modelo clássico de rotina de trabalho dentro de uma organização: chegar, ler emails, fazer atividades, almoçar, fazer atividades, ter reuniões exaustivas e ir embora para casa.
Esse modelo, apesar de ter sido considerado eficiente nos anos 50, há muito já se provou totalmente improdutivo. Quem consegue apresentar rendimento trabalhando 8 horas por dia dessa maneira?
No entanto, felizmente já existem muitas soluções empresariais para trabalhar, inovar ou criar. Por isso, nesse artigo vamos explorar a metodologia japonesa Kaizen Teain, uma metodologia que já vem revolucionando a forma de inovar no Ocidente.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Antes de mais nada, é preciso deixar claro a diferença de inovação e criatividade que estamos utilizando. Quando pensamos em criatividade, estamos falando sobre um termo amplo que significa a habilidade de criar: projetos, ideias, obras artísticas, soluções, empresas, sistemas, ideologias novas. Criatividade é uma capacidade humana e pode ser desenvolvida através de mudança de hábitos, exercícios de criatividade e, principalmente, uma profunda mudança de paradigma em relação à produtividade.
Quando falamos em inovação, estamos pensando na criatividade posta em prática de forma aplicada. Inovar significar criar soluções empresariais, para o dia a dia, para superar desafios e resolver problemas. Inovação é uma palavra-chave quando pensamos no futuro das empresas e do trabalho humano, principalmente com a entrada das novas tecnologias e a importância crucial que elas tem para os próximos anos e gerações.
INOVAÇÃO INCREMENTAL E INOVAÇÃO RADICAL
Outro conceito que precisa ficar claro antes de entrarmos a fundo no método Kaizen é o conceito de inovação incremental e inovação radical. Enquanto a inovação radical busca novos sistemas para o trabalho humano, o método Kaizen pode começar a ser utilizado hoje mesmo nas empresas de modo a promover uma mudança gradual que respeita e acolhe os sistemas vigentes.
Sabemos que as mudanças não ocorrem da noite para o dia sem um planejamento detalhado, não é mesmo? É por isso que o método Kaizen pode ser exatamente aquilo que você estava precisando para mudar a rotina da sua empresa e torná-la mais criativa, eficiente, lucrativa e produtiva. Portanto, vamos ao método!
OS OBJETIVOS DO KAIZEN TEIAN
Teian significa proposta ou sugestão, e é nesse pilar básico que a metodologia se baseia. Kaizen Teian traz uma nova dinâmica para a vida empresarial na qual todos os colaboradores são aptos e incentivados a apresentar propostas para melhorar o sistema empresarial.
Para resumir essa metodologia, podemos dizer que trata-se de momentos inseridos na rotina da empresa para que todos os colaboradores apresentem de forma ordenada propostas e sugestões para a empresa de acordo com as pautas mais importantes do momento. Isso significa, por exemplo, que você pode estabelecer 1 dia da semana para essa espécie de “brainstorming” colaborativo ou mesmo pode ter um momento desses todo dia no qual cada um apresenta soluções para os desafios que se apresentam naquele dia.
No entanto, é necessário ter em mente quais objetivos devem nortear as propostas. Portanto, vamos enumerar as premissas que devem ser levadas em conta no momento das propostas:
LUCRO
A lucratividade é o oxigênio de uma empresa. Com uma boa margem de lucro, a empresa pode crescer, ampliar seu branding, seus locais de atuação, contratar mais colaboradores e financiar mais iniciativas e projetos. Portanto, qualquer sugestão apresentada deve ter em conta essa pergunta: qual o lucro que esta ideia trará para a nossa empresa e em quanto tempo poderemos contar com isso?
EFICIÊNCIA
Um segundo ponto muito importante para as propostas apresentadas é a eficiência daquela ideia. Ela traz mais resultados em menos tempo? É mais barata do que a solução que está sendo atualmente empregada? Ela traz mais satisfação ou agilidade para os clientes? Ela traz mais benefícios para os clientes? A eficiência é um dos nortes de toda proposta.
APLICABILIDADE
Por último, a aplicabilidade é um fator crucial ao levar em conta uma sugestão. Se uma sugestão for brilhante mas não puder ser posta em prática por qualquer fator que seja – orçamento, disponibilidade, legalidade – ela nem deve ser sugerida. A pergunta aqui pode ser resumida em: essa solução é de fácil implementação na empresa?
OS BENEFÍCIOS DO KAIZEN TEIAN
Como qualquer método inovador, o Kaizen Teian traz vários benefícios para a empresa que devem ser divulgados regularmente para todos os colaboradores, de maneira a incentivar essa prática e de modo que todos entendam o porquê dessa escolha.
ENGAJAMENTO
O método traz maior engajamento da equipe na medida em que dá voz a todos indiscriminadamente, incentiva a criatividade e o compartilhamento do capital intelectual e individual de cada colaborador. Para isso, é preciso manter os canais de comunicação de forma eficiente para que todos possam se sentir parte do processo e possam ter acesso às sugestões de maneira instantânea quando for necessário.
RESULTADOS
O método traz mais resultados práticos para a empresa, e todos devem sentir que fazem parte dessa conquista. Programas de pontuação por solução implementada ou de lucros compartilhados são fundamentais para que cada um dê 100% de si nas propostas.
CAPACITAÇÃO
Atividades que estimulem a criatividade e integração da equipe são comprovadamente eficientes para esse método. Palestras, workshops, treinamentos especializados ou até mesmo aulas regulares que promovam essas habilidades são muito eficientes para elevar gradualmente o potencial inovador de cada colaborador da equipe.
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