“Nossa, como eu queria ser mais criativo!” – isso é o que eu ouço de pessoas todos os dias por causa do meu trabalho.
No entanto, para pensarmos em ser mais criativos, primeiro precisamos definir: o que é ser criativo?
DERRUBANDO O MITO SOBRE CRIATIVIDADE
Muitas pessoas ainda cultivam o falso mito de que algumas pessoas nascem criativas e outras não, mas isso não é verdade. Outro mito relacionado a esse primeiro é de que a criatividade é apenas encontrada na arte; porém, a criatividade é muito mais do que isso e pode ser exercida em absolutamente qualquer área da vida. A criatividade é, acima de tudo, uma habilidade que pode – e deve! – ser estimulada como qualquer outra.
Sim, é verdade que algumas pessoas são naturalmente mais criativas do que as outras, mas deixa eu te contar um segredo: não importa o quão criativa uma pessoa é, e sim o que ela faz com essa criatividade.
Agora que você já sabe que pode estimular a sua criatividade, vamos entender exatamente o que essa palavra significa.
De acordo com a Wikipedia: criatividade é o substantivo feminino com origem no latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Sendo assim, a criatividade está diretamente ligada a pensar de uma maneira diferente, a enxergar o mundo de forma original. Podemos concordar que as crianças são naturalmente mais criativas, não é mesmo?
Porém, se você acha que deveria ser mais criativo e pretende estimular essa habilidade na sua vida, não se preocupe. Preparamos 3 passos exclusivos para você que definitivamente vão estimular a sua criatividade e impactar de forma positiva a sua rotina em poucos dias! Vamos lá?
COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE EM 3 PASSOS SIMPLES
Meditação
Assim como malhar faz aumentar o volume muscular quando se pratica exercícios físicos, há um aumento da quantidade mensurável de matéria cinzenta do cérebro ao praticar a meditação. Isso porque a meditação estimula a neuroplasticidade cerebral, o que faz com que o cérebro se modifique e fique mais “inteligente”, com estímulos especiais em sua área mais recente na evolução humana: o neocórtex, responsável pelo raciocínio lógico e pelas decisões a longo prazo.
Pode parecer esquisito, mas a meditação pode contribuir para o bem-estar e a “cabeça fresca”, o que naturalmente permite um estado de relaxamento que favorece a criatividade e as novas ideias.
Quer tentar, mas acha que meditar é muito difícil? Não se preocupe. Meditar, apesar de gerar um certo receio em muitas pessoas, é mais fácil do que parece. Isso porque meditar significa literalmente não fazer nada.
Portanto, anote aí uma dica para começar a prática hoje mesmo:
- Reserve 20 minutos do seu dia.
- Coloque seu celular para despertar dentro de 20 minutos com uma música suave e gradual.
- Certifique-se de que não será interrompido nesses 20 minutos (você pode colocar um aviso na porta, por exemplo).
- Encontre uma postura ereta e confortável. Você pode usar almofadas para apoiar suas costas e/ou seu cóccix.
- Respire de forma lenta e profunda. Procure observar sua respiração. Se os pensamentos vierem, deixe que venham. Apenas respire e se coloque como espectador.
- Passados os 20 minutos, vá retomando sua rotina aos poucos.
- Faça isso todos os dias. Em menos de 7 dias, os resultados serão visíveis!
Mantenha um diário
Por mais estranho que possa parecer, manter um diário é um dos segredos da maioria dos cientistas, artistas e gênios da humanidade. Isso porque o diário ajuda a aliviar e descarregar a tensão do dia, além de fazer com que você reflita sobre suas ações, busque soluções para os seus problemas e entenda melhor o que está se passando emocionalmente com você.
Para a prática do diário, você pode abrir um documento no Google Docs e escrever de onde estiver pelo celular ou manter um diário “à moda antiga”, ou seja, comprando uma agenda ou caderno e escrevendo nela diariamente ao acordar e/ou na hora de dormir. Faça durante uma semana e depois me conte os resultados dessa prática no seu dia a dia!
Busque referências
Você gosta de ouvir música? E de ver filmes? E de ler livros?
Estudos comprovam que acessar essas artes geram impacto positivo para o seu cérebro, que é exposto a desafios e “obrigado” a raciocinar para processar os dados que chegam através dessas mídias. Quanto mais variada for as fontes que você escolher, melhor. Procure não assistir, ouvir ou ler só um tipo de música, filme ou livro.
Dica: separe um tempo da sua semana como o “Dia Criativo”. Nesse dia, escolha um livro especial, uma série de filmes ou um álbum novo para ouvir inteiro. Desfrute da experiência e das consequências positivas dessa ação durante a sua semana! Não esqueça de anotar no seu diário e de mandar seu depoimento para mim, ok? 🙂
Mas se mesmo com as minhas dicas você ainda precisar daquela força para encontrar o ser criativo que mora ai dentro. Conheça a Jornada Como Ser Criativo em 30 dias.