Muita gente deve pensar que pessoas criativas nascem assim e não há nada que se possa fazer, certo?
Errado!
Ainda há aquelas pessoas que sabem que podem se tornar criativas mas pensam que terão de tirar um ano sabático, ir para o alto do Himalaia, treinar 12 horas por dia e só assim se tornarão mais criativas, certo?
Errado!
A criatividade é uma habilidade como qualquer outra que está à disposição de pessoas como eu e você. E o melhor de tudo é que existem formas muito simples e práticas de desenvolver isso no seu dia a dia.
Esse post é pra você que quer desenvolver a criatividade, mas não tem muito tempo nem talento pra isso. Vamos juntos descobrir?
Em primeiro lugar, vamos nos alinhar sobre o que é criatividade.
Quando falamos em nos tornarmos mais criativos, não necessariamente estamos falando de pintar um quadro, escrever um livro ou compor uma canção. A criatividade está presente não só nos homens como em toda a Natureza, e algumas das suas funções são:
- Encontrar uma solução para um problema.
- Descobrir formas mais eficientes de fazer a mesma coisa.
- Inventar uma nova funcionalidade para alguma coisa que já existe.
- Ser mais produtivo com menos tempo, recursos e energia.
Como você pode ver, a criatividade é muito importante para tudo, e é através dela que evoluímos enquanto espécie e Natureza. A criatividade está presente nas evoluções genéticas, na forma como os animais sobrevivem caçando alimentos ou até mesmo no jeito que um gato chama a atenção de seu dono.
E é justamente nessa simplicidade do dia a dia e da Natureza que vamos nos inspirar para fazer os exercícios que se seguem.
Eles são baseados em estudos científicos já devidamente comprovados, e foram simplificados ao máximo baseados na minha própria experiência de vida para oferecer pra você um modelo seguro e funcional.
#1 ENCICLOPÉDIA
Digamos que você queira muito resolver um problema no trabalho, dentro de casa ou até mesmo em um relacionamento. Você fica matutando e pensando em cima daquele problema, mas quanto mais você pensa, mais ansioso e frustrado fica. Você se lembra de já ter sentido isso em algum momento?
No entanto, existe uma solução muito prática pra isso. Basta fazer uma pesquisa no Google ou em outra ferramenta usando palavras relacionadas ao seu problema. Eu costumo ir até “Imagens”, pois muitas vezes o estímulo visual me ajuda a ter ideias ou me leva ao site de pessoas que já pensaram ou passaram pelo mesmo problema que eu.
Outra dica é tentar a pesquisa com várias palavras diferentes, e ir acumulando os resultados em um documento ou no papel.
Pode ser que a solução não apareça na mesma hora, mas não se preocupe. Eventualmente o seu cérebro fornecerá a solução, seja na hora de dormir, na hora de acordar ou em outro momento de relaxamento do dia. Agora ele já está estimulado e vai fazer esse serviço por você!
#2: CAMINHADA CRIATIVA
Um dos grandes inimigos da criatividade é o estresse. O estresse, estimulado pela liberação do hormônio cortisol, existe para que possamos correr ou escapar de situações de perigo real e morte iminente. Porém, devido ao nosso estilo de vida corrido, permanecemos estressados quase o tempo todo mesmo que não haja perigo iminente, não é verdade?
O grande problema disso é que o estresse é um grande vilão da criatividade. Quando estamos estressados, não conseguimos pensar direito e achar as soluções mais eficientes para um problema.
Por isso, muitas vezes pra resolver um problema, em vez de ficarmos sofrendo olhando para uma tela de computador, para o celular ou discutindo com colegas de trabalho e pessoas queridas, a melhor solução é dar uma caminhada para arejar a cabeça.
A maioria dos escritores e gênios da humanidade tinham o hábito uma caminhada diária, e era nessa caminhada que a maioria deles tinha a solução para uma questão de seu trabalho.
O ato de caminhar funciona como uma meditação, e à medida que o cérebro relaxa, ao mesmo tempo consegue encontrar soluções pra você de forma mais espontânea e simples.
Quem diria que ser criativo pode ser tão gostoso, não é mesmo? Portanto, prepare seus tênis e agende pelo menos 30 minutos na sua agenda para a sua caminhada criativa!
#3: LIMPEZA CEREBRAL
O termo pode parecer esquisito, mas esse exercício é muito simples: devido à quantidade de pensamentos que acessamos diariamente, muitas vezes nos vemos presos a pequenas coisas, como o conserto da máquina de lavar, a chave que temos que refazer, o controle da televisão que está sem pilhas, a cadeira que quebrou o pé…
E não é que esses problemas não sejam importantes ou não sejam resolvidos, mas ficar pensando neles só aumenta o seu estresse (lembra do que eu disse na solução #2?) e faz com que você não resolva nada, entrando em um processo de ansiedade que pode ser muito perigoso para sua saúde emocional.
Portanto, ao invés disso, que tal começar o seu dia de trabalho colocando num papel tudo que está nos seus pensamentos? Vale escrever qualquer coisa, sem precisar se preocupar com pontuação, ortografia, gramática, ou mesmo sentido… o que importa é colocar no papel tudo que está na sua cabeça. Isso promove uma espécie de “esvaziar o lixo”, e assim como você faz com a lixeira da sua casa ou do computador, você também precisa fazer o mesmo com a lixeira do seu pensamento.
Esse exercício é muito simples e pode ser feito no computador ou num caderno, mas preferencialmente faça-o num caderno. Reserve uns 20 minutos do seu dia para isso e desfrute desse momento de “Limpeza cerebral”! Ao longo do dia, você vai se perceber mais criativo e mais tranquilo, pois já colocou tudo que te incomodava no papel.
Gostou das dicas? Quer ir além?
Você hoje tem a oportunidade de descobrir um método revolucionário que vai te tornar mais criativo em 1 mês. Clique aqui e conheça a Jornada Como Ser Criativo | Desafio 30 dias.