Se você me acompanha há algum tempo já sabe que muitas coisas em que fizeram você acreditar ao longo da vida sobre o assunto Criatividade não são necessariamente verdades. Volto a reforçar que criatividade é algo nato do ser humano e se você é humano, indiferente de você acreditar ou não que tem criatividade, sinto em te informar, mas, você é criativo! E acreditar que não, é um erro.
A questão aqui é, essa habilidade, assim como qualquer outra, deve ser treinada para ser desenvolvida. Eu costumo falar em minhas palestras que, é só exercitando-a que conseguimos mais; diferente de viver em um círculo de escassez, a criatividade vive em um círculo de abundância e quanto mais a utilizamos, mais ela nos alimenta para gerar novas ideias.
Para te ajudar a entender alguns erros mais comuns fiz uma lista para apresentar os 3 principais erros que te impedem de ser criativo:
1 Acreditar que podemos ser criativos somente com liberdade total.
Pensar que temos todo o tempo do mundo e recursos ilimitados pode ser algo tentador, mas se você tem um pouco de consciência sabe que esse tipo de situação é muito rara de acontecer. Eu mesmo não me lembro de ter passado por uma situação assim na vida. Quando ouço alguém falando que se tivesse todo o tempo do mundo para se dedicar e recursos inesgotáveis conseguiria criar coisas mais criativas, pode acreditar que é um engano. Restrições, quando utilizadas a nosso favor, deixam nossas ideias ainda mais valorizadas. Lembre-se do ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro.
2 Toda ideia criativa precisa ser inédita e disruptiva.
A criatividade deve ser utilizada para resolver problemas, sejam eles na sua vida pessoal ou vida profissional. Para criar uma solução criativa não necessariamente você precisa deixar tudo que foi pensando até hoje para trás e iniciar do zero. Por exemplo, a cola Super Bonder, criada pelo inventor Harry Coover (salvou muitos brinquedos meus quando eu era criança). Foi criada quando o químico tentava desenvolver miras de plástico para armas.
Entretanto, o pesquisado e sua equipe acabaram com uma meleca que grudava em tudo, naquela situação acharam um fracasso. Somente anos depois, quando ele trabalhava para a empresa Kodak, que decidiu transformar a gosma em um líquido adesivo. Assim, utilizar suas referências ou pesquisas passadas podem te ajudar muito em vários outros contextos.
3 Para ser considerada criativa a ideia precisa estar pronta e perfeita.
Uma ideia que fica dentro da sua cabeça não faz diferença alguma pro mundo e por isso colocar ela em prática pode ser o passo mais importante. Não é muito difícil ouvir alguém dizer “nossa, essa coisa que Uber eu já tinha pensado há algum tempo” ou “esse negócio de Netflix eu havia falado com alguns amigos já”. A diferença é que alguém foi lá e fez. Certamente do planejamento para o primeiro esboço da ideia não foi com tudo funcionando certinho como vemos hoje. Você precisa necessariamente pensar em suas ideias com enfoque em melhoria contínua.
Espero ter te ajudado de alguma maneira a não cair em algum desses erros e, não importa onde você esteja esse momento, treine sua criatividade e comece a colocar seu valor para o mundo!
Se você ainda está com dificuldades em desenvolver sua criatividade, eu criei um e-book que chamei de Jornada Como Ser Criativo para ajudar as pessoas a dar aquela força para quem está travado com a danada da criatividade.